JOSIAN FLORENCIO DA SILVA

JOSIAN FLORENCIO DA SILVA

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Oscar Niemeyer completa 104 anos nesta quinta-feira

Oscar Niemeyer completa 104 anos nesta quinta-feira

Neste dia 15 de dezembro, o arquiteto Oscar Niemeyer completa 104 anos de vida. Para comemorar a data festiva, ele decidiu fazer o que mais gosta: ficar trabalhando  em seu ateliê na praia de Copacabana. O aniversário coincide com a saída de edição de número 11 da revista “Nosso Caminho”, que presta homenagem ao poeta, cantor, compositor e amigo próximo de Niemeyer, Vinícius de Morais.

Embora já tenha declarado que não gosta de ter mais de 100 anos, o arquiteto já recebeu presentes na véspera de seu aniversário. Segundo o jornal O Globo, o caricaturista Lan criou uma escultura chamada Laura, que foi esculpida em bronze pelo artista plástico Marcos André. Mas Niemeyer também recebeu uma notícia ruim nesta quinta, o fechamento do Complexo Cultural de Avilés, na Espanha, que foi inaugurado no ano passado, imaginada por Niemeyer.

Nascido no dia 15 de dezembro de 1907, no Rio de Janeiro, Niemeyer criou mais de 600 projetos de arquitetura em todo o mundo. Ainda hoje, aos 104 anos de idade, ele dirige vários outros, como a renovação do Sambódromo de sua cidade natal, para que ele seja adaptado para receber os Jogos Olímpicos de 2016.

Niemeyer revolucionou a arquitetura moderna, colocando curvas sensuais em seus projetos, inspiradas, segundo ele, no corpo da mulher brasileira. Sem preguiça de trabalhar, ele vai todos os dias para seu ateliê, apesar dos problemas de saúde que a idade traz. Em agosto, ele disse que ainda há coisas que ele gostaria de fazer, como um belo projeto em Copacabana.
 
FONTE : Blog do Davi

Nenhum comentário:

Postar um comentário