JOSIAN FLORENCIO DA SILVA

JOSIAN FLORENCIO DA SILVA

domingo, 18 de dezembro de 2011

Melão de Mossoró se prepara para obter Indicação Geográfica

18 dez 2011

Melão de Mossoró se prepara para obter Indicação Geográfica


Depois de dois anos de pesquisas e estudos com participação ativa do Sebrae, o Comitê Executivo da Fruticultura do Rio Grande do Norte (Coex) e parceiros finalizaram a documentação que busca a Indicação Geográfica de Procedência para o melão da região de Mossoró. O procedimento de produção adotado na área, encaminhado no último dia 28 de novembro ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), qualifica o produto. Segundo informações do instituto, o registro pode demorar de seis meses a um ano para ser deferido.
O RN é o maior produtor nacional de melão e a região de Mossoró exporta 66% da sua fruta para a EuropaO RN é o maior produtor nacional de melão e a região de Mossoró exporta 66% da sua fruta para a Europa
O Rio Grande do Norte é o maior produtor nacional de melão, com cerca de 250 mil toneladas por ano, e a região de Mossoró exporta 66% da sua produção para a Europa. A qualidade da fruta já é reconhecida internacionalmente. Com o registro, ela pode ganhar novos mercados na América do Norte e Ásia.
A Indicação de Procedência “Melão de Mossoró” dará exclusividade e identidade ao produto. “Esse referencial de procedência traz um diferencial. Também servirá para proteger a economia regional da concorrência ilegal ou desigual, que produz alimentos parecidos sem seguir os padrões que conferiram as características especiais ao melão”, explica a analista de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae, Hulda Giesbrecht.
Da Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário