JOSIAN FLORENCIO DA SILVA

JOSIAN FLORENCIO DA SILVA

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Anderson Tavares lança “Augusto Tavares de Lyra – Em Vários Tons”

Uma homenagem à cultura potiguar, através da história de um dos norte-rio-grandenses mais ilustres, ganha às páginas do livro “Augusto Tavares de Lyra – Em Vários Tons”, lançado ontem, 09 de maio, no Sesc Macaíba.
“O trabalho busca resgatar algumas etapas significativas da vida do estadista potiguar Augusto Tavares de Lyra, cuja biografia atualmente se restringe aos ambientes acadêmicos.
Assim, estamos oferecendo ao público uma leitura, de um personagem singular para a política e história do Rio Grande do Norte”, destaca o autor Francisco Anderson Tavares de Lyra.

Essa é mais uma iniciativa em prol da cultura potiguar que tem o apoio do Sistema Fecomércio, que através do Sesc, terá exemplares distribuídos na rede de bibliotecas da instituição e também no acervo público.
As informações reunidas nas 255 páginas do livro são resultado de um intenso trabalho de pesquisa. O livro é relatado em cinco momentos distintos, que incluem os motivos pelo qual o autor resolveu pesquisar Tavares de Lyra, passando pela geografia do lugar, no caso a cidade de Macaíba/RN, até a participação desse ilustre potiguar na política e nas pesquisas no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
Foram utilizados como fonte livros, artigos, discursos oficiais, anotações diversas. Um dos destaques para os leitores é a apresentação de dois escritos, antes restritos às coleções de poucos privilegiados. Trata-se do Projeto de Reforma do Ensino Público, datado de 1907 e da Carta Aberta, na qual Tavares de Lyra apresenta os motivos do seu desligamento da política estadual.
Também é apresentada a árvore genealógica com os ascendentes, colaterais e descendentes de Augusto Tavares de Lyra, procurando situar o leitor da origem familiar do homenageado, cujas raízes estão fincadas no estado de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, mais precisamente nas margens do Rio Jundiaí, na cidade de Macaíba.
Sobre Tavares de Lyra
Augusto Tavares de Lyra nasceu na então “Vila da Macaíba” em 1872, à época o que pe hoje a cidade de Macaíba. Figura ilustre no universo histórico potiguar, nomeia uma avenida no bairro da Ribeira, em Natal, um bairro residencial em Macaíba, avenidas no Rio de Janeiro (Flamengo, Botafogo, Jardim Botânico e Laranjeiras), São Paulo e Bahia. É patrono da principal condecoração da prefeitura de Macaíba e do mérito eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral do RN. Patrono do Fórum de Macaíba, onde também é nome de Grêmio estudantil no Colégio Estadual “Dr. Severiano”.
Sobre o autor: Francisco Anderson Tavares de Lyra
Consultor de história do Rio Grande do Norte e do Brasil (Império e República Velha). Graduado em História. Mestre em Educação pela UFRN e bacharel em Direito. Sócio fundador do Instituto Norte-Rio-Grandense de Genealogia, membro do Instituto Pró-Memória de Macaíba, do Centro Norte-Rio-Grandense do Rio de Janeiro e da Academia Macaibense de Letras.
Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. Ex-coordenador do Museu Ferreiro Torto.
Em 2012, escreveu em parceria com Anna Maria Cascudo o livro: Teotônio Freire: fragmentos de um legado, e em 2009, a Plaquete Macaíba, em parceria com Valério Mesquita
.

Com informações do Sesc RN
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário