JOSIAN FLORENCIO DA SILVA

JOSIAN FLORENCIO DA SILVA

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Compositor de “Jesus Sertanejo” e "Frei Damião" cantados por Luiz Gonzaga nasceu em Jardim do Seridó

Compositor de “Jesus Sertanejo” e "Frei Damião" cantados por Luiz Gonzaga nasceu em Jardim do Seridó

5653                                                                                                            Dr. Janduhy Finizola
Texto escrito por Antônio Júnior (Junhão), administrador do Blog Amigos da Cultura de Jardim do Seridó

Amigo pessoal e compositor de algumas músicas de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, o médico Janduhy Finizola da Cunha nasceu em Jardim do Seridó, no dia 21 de abril de 1931. É filho de Manoel Orago da Cunha e Maria Finizola da Cunha e tem ascendência italiana.
 
Estudou durante a sua infância na Escola Antônio de Azevedo, na qual concluiu o curso primário. Residiu durante a sua infância e adolescência na casa hoje pertencente à senhora Tilda Baltazar, ao lado da Igreja Matriz da cidade supracitada.
 
Durante a sua formação escolar Janduhy passou pelo Ginásio Diocesano de Caicó e Atheneu Norte Rio-grandense em Natal. Em 1951, prestou vestibular para a Faculdade de Medicina em Recife/PE, concluindo o seu curso no ano de 1957.

Em seguida, no Rio de Janeiro, onde passou cerca de dois anos, fez especialização em aparelho digestivo.

A maior obra de Jandhuy considerada por muitos foi a “Missa do Vaqueiro” gravada pelo Quinteto Violado.

Muitas dessas músicas fizeram e fazem muito sucesso interpretadas por grandes cantores e grupos músicais como: Dominguinhos, Santanna, Jorge de Altinho, Silvério Pessoa, Ruy Maurity, Jacinto Silva, Plínio Pacheco, Três do Nordeste, dentre outros.

Dentre as parcerias e amizades cultivadas através da música, uma é especial: Luiz Gonzaga, que posteriormente iria passar a chamá-lo pela alcunha de “Doutor do Baião”. A amizade com o músico pernambucano teve início a partir de um desejo do compositor jardinense radicado em Caruaru em ter uma música gravada por Luiz Gonzada, pois o mesmo considerava o Rei do Baião como seu ídolo musical, como conta o próprio Janduhy: "Mas cadê que eu conseguia chegar perto dele? Eu estava com uma música pronta que era a cara dele. Uma noite em que eu ia ter a oportunidade de falar com Gonzaga, foi o meu plantão no hospital. De madrugada, fui acordado por um servente, avisando que Luiz Gonzaga estava ali, pensei que fosse uma brincadeira. Mas ele insistiu tanto que me levantei e fui ver se era verdade. Era Gonzaga, que foi logo perguntando, se eu era o doutor do baião".

Em 1973, teve as músicas "Cidadão de Caruaru", com Onildo Almeida, "A Nova Jerusalém", "Cavalo crioulo" e "Frei Damião" gravadas por Luiz Gonzaga. Em 1975, desenvolveu um projeto de extrema originalidade e também de grande repercussão: uma missa sertaneja, integrada por músicas por ele compostas, para qualificar a saga do vaqueiro do Nordeste.

Ouça algumas obras de Janduhy na voz de Luiz Gonzaga:

Nenhum comentário:

Postar um comentário