Festa do Boi: Fazenda Agroecológica mostra ações da Emater-RN para convivência com a seca
A réplica de um espaço rural, com destaque para a “Fazenda Agroecológica”, mostrando as ações desenvolvidas pelos governos estadual e federal, executadas pela Emater-RN, com a temática “Convivência do Agricultor Familiar com a Estiagem no Semiárido”, é uma das atrações da 50ª Festa do Boi. O evento será realizado de 11 a 19 de outubro, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, município de Parnamirim, na Grande Natal.
A Fazenda Agroecológica consiste de um conjunto de Unidades Técnicas Demonstrativas (UTDs) onde os agricultores familiares, de todas as regiões do estado, conhecerão as novas tecnologias que poderão ser adaptadas nos diversos segmentos em que atuam. No local, extensionistas rurais da Emater-RN, além de técnicos da Emparn, Idiarn, Ceasa, também vinculadas da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), prestarão esclarecimentos teóricos e práticos sobre as ações desenvolvidas em cada instituição.
Capacitação – Através de caravanas organizadas pelos extensionistas rurais da Emater-RN, 1.500 agricultores familiares de diversas regiões visitarão a Festa do Boi. A iniciativa é resultado de parceria da instituição com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e prefeituras municipais. O objetivo é capacitá-los em diversos setores de modo que cada um escolha a atividade que mais se adeque às suas realidades.
Entre outros projetos, já em execução nas áreas afetadas pela falta de chuvas, a Fazenda Agroecológica mostra experiências sustentáveis em diversas cadeias agropecuárias, com a finalidade de atenuar os efeitos da estiagem na vida dos agricultores familiares. Entre outros, sobretudo os de responsabilidade da Emater-RN, destacam-se: os das hortas agroecológicas, construção de barragens subterrâneas e cacimbões, recuperação do ecossistema, apicultura, estrutura de uma casa de farinha com beneficiamento da mandioca, comercialização de seus derivados, aproveitamento de alimentos e artesanato.
Além de visitarem as instalações da Festa do Boi, os agricultores familiares assistidos pela Emater-RN, participarão de oficinas sobre caprinovinocultura, ministradas pelo extensionista rural da autarquia e presidente da Associação de Caprinos e Ovinos do Rio Grande do Norte (Ancoc), Alexandre Confessor. A realização do curso sobre o assunto partiu do princípio de que os animais das espécies cabras, caprinos e ovelhas são mais adaptáveis à região semiárida do que os bovinos. Também não requerem altos investimentos, proporcionando ocupação e renda, além do aproveitamento da carne e do leite na agroindústria familiar.
A cadeia produtiva da mandioca é outro tema da capacitação na Fazenda Agroecológica. Isso porque o cultivo da raiz é responsável por um lugar de destaque na economia do estado. Uma casa de farinha montada no local, com equipamentos modernos, é uma espécie de laboratório para os agricultores familiares e pessoas interessadas em conhecer as tecnologias de ponta dessa cultura.
Ao lado da casa de farinha, uma cozinha alternativa, sob a orientação de nutricionistas e outros profissionais da Emater-RN, permitirá aos visitantes conhecer as técnicas de manuseio da mandioca e o preparo de deliciosos alimentos, tais como: farinha, tapioca, beijus e bolos.
Assecom – Emater-RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário