JOSIAN FLORENCIO DA SILVA

JOSIAN FLORENCIO DA SILVA

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Vacina tetravalente passa a incluir o imunizante contra a hepatite B

19 jan 2012

Vacina tetravalente passa a incluir o imunizante contra a hepatite B


A partir de agosto, o calendário de vacinação infantil sofrerá alteração. O Ministério da Saúde anunciou na quarta-feira (18) que dois novos imunizantes serão incluídos. Com a novidade, em vez de as crianças tomarem as duas primeiras doses do composto contra a poliomielite em gotinhas, as aplicações passarão a ser injetáveis. Em compensação, será eliminado o uso de seringas para a vacina contra a hepatite B.
A proteção contra a doença será incluída na mesma dose da tetravalente, que passará a ser chamada de pentavalente e protegerá contra difteria, tétano, coqueluche e outras infecções causadas pelo vírus Haemophilus influenzae tipo B.
Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, a mudança tem dois objetivos. No caso da pentavelente, o propósito é combinar as vacinas, diminuindo a quantidade de injeções e de visitas aos postos, reduzindo os gastos do governo. A nova medida significa uma economia anual no preço da vacina de R$ 700 mil. Em quatro anos, a pentavalente deverá ser transformada em heptavalente, agregando a poliomielite ativada e a meningite C conjugada.
Já a imunização injetável contra a pólio terá o vírus inativo, ao contrário das gotinhas, nas quais há uma forma atenuada do micro-organismo. A diferença é que o uso das seringas elimina o risco de as crianças desenvolverem paralisia infantil.

FONTE : Robson Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário