JOSIAN FLORENCIO DA SILVA

JOSIAN FLORENCIO DA SILVA

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Memórias do Mensalão: 'O maior programa social do governo'

Política

Memórias do Mensalão: 'O maior programa social do governo'

Por Ricardo Noblat
Esconderam a notícia sobre o crescimento pífio da economia no ano passado. O governo deixou para divulgá-la às vésperas do carnaval quando a maioria das pessoas não está nem aí para notícias - e o Congresso, deserto.
O governo conhecia o número há muito tempo. E foi por causa dele que o ministro Antonio Palocci, da Fazenda, ficou mal com Lula e quase perdeu o emprego no final do ano passado.
Só não perdeu porque foi socorrido pela oposição, empresários e banqueiros. Essa turma ganha muita grana com a política da dupla Palocci-Henrique Meirelles, presidente do Banco Central.
O maior programa social do governo Lula não é o Bolsa Família - é o dos juros altos que deu generosamente aos bancos em três anos o que eles não ganharam em oito de Fernando Henrique.
Lula temeu perder o apoio dessa gente quando pensou em dispensar Palocci e passou a dar força à ministra Dilma Rousseff. Tentou não mover um só dedinho para que ele ficasse no cargo.
Por sua vez, Palocci se recusou a pedir demissão. Disse a Lula, olho no olho, que se quisesse que o demitisse.
Lula não é de demitir ninguém. É de dar formidáveis e barulhentos carões e de passar depois a mão na cabeça do repreendido.
Só demitiu José Dirceu - mas aí foi para salvar a própria pele. Alguém, afinal, precisava pagar a conta da lambança do mensalão. E alguém capaz de aplacar a sede nacional por sangue.
Palocci acabou ficando, mas de bola murcha desde então. E à falta de melhores opções, Lula ainda conta com ele para assumir a coordenação de sua campanha à reeleição.
Não tem tu, vai tu mesmo.

FONTE : Blog do Noblat

Nenhum comentário:

Postar um comentário